Trekker Trek agita Holambra em Julho

Uma competição que começou nos anos 90 é sempre muito aguardada em Holambra. Neste dia, a atenção se volta para o Trekker Trek, prova de puxada de tratores que reúne não só a comunidade de imigrantes holandeses e seus descendentes, mas também os brasileiros que se apaixonaram por esse esporte. Esse ano, a competição será no dia 30 de julho, a partir das 9 horas, com encerramento no final do dia no Centro Esportivo Tubantia (Rod. SP 107, km 35). No dia 29, a partir das 11 horas, será realizada a classificação dos tratores agrícolas.

Essa é uma competição que avalia a habilidade do piloto e a resistência do trator. Para isso, eles recebem um upgrade no motor para poder fazer bonito. Isso significa que a potência dos tratores na principal categoria chega a até 2 mil cavalos. Tudo isso para puxar uma carreta que pode atingir até 100 toneladas de peso em uma pista de 100 metros de comprimento. O vencedor é aquele que consegue puxar o maior peso à maior distância dentro desta pista.

Em sua 24ª edição, a competição contará com todas as tradicionais equipes da cidade, além dos competidores que vêm do Paraná. A Associação Brasileira de Trekker Trek, responsável pela organização, tem a expectativa de receber mais de 4 mil pessoas no evento, que sempre atrai famílias inteiras para passar um dia diferente. O diretor Marcos Eltink diz que duas novas equipes devem entrar esse ano na categoria Livre, deixando a competição ainda mais empolgante.

A população de Holambra, que vibra com esse evento a cada ano, tem suas equipes favoritas: Bandido, Dick Vigarista e Tornado são algumas que fazem a galera vibrar na arquibancada ao entrarem na pista. E a disputa é sempre acirrada, principalmente na categoria 4.400 kg, a mais potente. No ano passado, o vencedor foi o trator Predador, de Paulo Socela, de Castro (PR), que superou as sempre favoritas - Bandido (segundo colocado), Tornado (terceiro) e Dick Vigarista (quarto).

Como funciona a prova

O Trekker Trek é realizado numa pista de terra com 100 metros de comprimento. Os tratores que competem na Categoria Livre são estilizados e equipados para a competição, diferentemente do trator comum utilizado em trabalhos no campo e que participa da Categoria Super Agrícola. A equipe faz puxadas em sua categoria com o peso da carreta equivalente. A cada puxada, a carreta é alimentada com novos pesos, exigindo mais potência dos tratores. Além dos pesos, ela possui umas facas que, em contato com a terra, vão aumentando o atrito e dificultando a arrancada do trator. Por isso que os pilotos investem na potência de suas máquinas. O vencedor é aquele que consegue puxar o maior peso à maior distância dentro desta pista.

Confira as equipes:

Iniciantes - 2.400 kg
Alligator/Danilo Reijers
Fenômeno/Jean David Ifanger
Faisquinha/Renato Eltink
Fighter/Marcelo Niens
Minotauro/Ronan de Oliveira (estreante)
Furacão/Marcos Eltink
Trator Show/Claudio Scheltinga

Categoria livre 2.500 kg
Coringa/Alex Reijers (estreante)
Silver Star/Henricus Walravens
Twister/Marcos Eltink
Yellow Power/Renato Eltink

Categoria livre 3.400 kg
Bandido/Leandro Barbosa da Silva
Coringa/Kelvin Reijers (estreante)
Delta Power/Patrick Groot
Dick Vigarista/Geraldo Reijers
Rocky Balboa/Richard Bosmuller
Tornado/Reijers
Twister/Marcos Eltink
Yellow Power/Renato Eltink
? / Sérgio Sleutjes (estreante)

Categoria livre 4.400 kg
Bandido/Luiz Antonio Barbosa da Silva
Delta Power/Patrick Groot
Dick Vigarista/Henrique Reijers
Potência/Maicon Pot
Predador/Paulo Socela
Rocky Balboa/Richard Bosmuller
Tornado/Reijers
? / Sérgio Sleutjes (estreante)

Trekker Trek 2017
Dia: 29/07 - 11h eliminatória Categoria Super Agrícola
Dia: 30/07 - 9 h - finais da Categoria Super Agrícola - 13 h - Tratores Envenenados (Pro Stock e Categoria Livre)
Local: Centro Esportivo Tubantia – Holambra – SP (acesso pela Rod. SP 107, km 35)
Mais informações: www.trekkertrek.com.br ou pelo facebook trekkertrekholambra e trekkertrekbrasil.

Voltar