22a edição do Trekker Trek já tem data marcada

Competição de tratores “envenenados” acontece no dia 16 de agosto, em Holambra

Tratores envenenados, arquibancada lotada e muita adrenalina e diversão são as principais características da famosa competição Trekker Trek. A 22a edição do evento já tem data marcada para levantar a poeira na cidade de Holambra (SP): 16 de agosto, no Centro Esportivo Tubantia.

Organizada pela Associação Brasileira de Trekker Trek (ABTT), a competição atrai público de diversas faixas etárias, desde os mais jovens até a terceira idade. O desafio dos competidores é arrastar uma carreta que pode pesar até 100 toneladas pela maior distância possível em uma pista de 100 metros de comprimento.

No ano passado, a instalação de gaiola de proteção dos pilotos tornou-se item obrigatório para as principais categorias. “É mais uma medida de segurança para que os pilotos possam participar da prova sem correr nenhum risco”, declara Paulo Reijers, presidente da ABTT. Para que os pilotos possam acertar suas máquinas e fazer os ajustes necessários, a Associação realiza um treino dias antes da competição.

Além da potência das máquinas, que podem chegar a 2 mil cavalos de potência, a habilidade do piloto também é muito importante. Para quem admira esportes de aventura e sobre quatro rodas, presenciar a disputa de tratores é uma divertida opção de lazer.

Além da presença dos tratores turbinados na categoria Livre, o evento também reúne os participantes da categoria Super Agrícola, cujos tratores são os mesmos utilizados na agricultura.

Mais sobre o Trekker Trek

A raiz deste esporte está nos Estados Unidos, desde o inicio do século XX, época em que os fazendeiros começaram a realizar um tipo de competição em que o vencedor era quem conseguisse puxar uma pedra grande à maior distância possível. O primeiro evento foi registrado em 1929 em Ohio. Em 1977, o esporte conquistou a Europa, tendo a primeira competição realizada na Holanda, onde se tornou popular em pouco tempo e ganhando espaço em outros países da Europa.

Voltar