Trekker Trek 2009.

Competição de tratores será dia 12 de julho no Parque de Exposições da Expoflora, a partir das 9h

Na cidade de Holambra (SP) será realizado no dia 12 de julho a tradicional prova de Trekker Trek, na pista de terra do Parque de Exposições da Expoflora. A competição de tratores faz parte do calendário de eventos da Estância Turística de Holambra e todos os anos atrai público da região de Campinas e também de outras cidades e estados brasileiros. Esse ano, a expectativa dos organizadores é reunir pelo menos 10 mil pessoas, superando os espectadores presentes em 2008.

A competição de Trekker Trek comprova a potência do trator somada à habilidade do piloto. A prova é dividida em duas categorias:Super Agrícola, com tratores de 4.000, 5.000 e 6.000 kg de motor original sem nenhuma modificação, e Livre, com tratores modificados de motores altamente potentes e equipados para a competição, alguns chegando a ter até quatro motores.

A categoria Livre também é dividida em quatro classes: Iniciantes, 2.400kg, 3.400 kg e 4.400 kg. O objetivo da disputa de tratores é carregar a maior quantidade de peso, chegando até a 100 toneladas, dentro de uma pista de 100 metros. O vencedor é aquele que conseguir puxar o maior peso à maior distância da pista.

As equipes que participarão da prova esse ano são White Sucess, Tornado, Penelope Charmosa (a única feminina), Dick Vigarista, Silver Star, Bandido, Alligator, Fenômeno, Furação, Yellow Power, Delta, Fighter e Roniek. Os organizadores prevêem algumas novidades nas provas para garantir mais emoção e adrenalina ao público, que se encanta com o ronco dos motores e a puxada dos tratores.

O público terá toda infra-estrutura para a competição, com arquibancada metálica e uma ampla praça de alimentação, além de atrativos para as crianças. “O campeonato de Trekker Trek é um evento onde toda a família tem diversão”.

História
A competição com tratores teve origem nos Estados Unidos no início do século XX, quando os fazendeiros criaram uma prova em que o objetivo era puxar uma pedra grande à maior distância possível. Na década de 70, o esporte foi para a Europa, sendo iniciado primeiramente na Holanda.

Foi da Holanda que os descendentes que vivem em Holambra trouxeram o esporte para o Brasil. Tudo começou depois de organizarem uma competição muito criativa que deram o nome de PROHATRA (Provas de Habilidades com Tratores), em 1992. O desafio dos tratoristas era participar de jogos e atividades, como, por exemplo, ré com carreta de quatro rodas, dança das cadeiras, boliche, entre muitos outros, todos com tratores.

Vendo fotos do Trekker Trek da Holanda, surgiu a idéia de montar uma competição similar no Brasil, como conta Paulo Reijers, um dos idealizadores. “Conseguimos um trator um tanto envenenado para uma demonstração durante a 1ª PROHATRA. A partir daí, divulgamos a idéia da prova para o próximo ano. Muitos se animaram e aproveitaram equipamentos, máquinas agrícolas em uso, ou já encostadas, e foram atrás de idéias, tecnologia e tudo que se fazia necessário para poder participar e de forma competitiva”.

No ano seguinte, na segunda PROHATRA, foi realizada a primeira competição de Trekker Trek no país, que reunia tratores tradicionais e logicamente “os envenenados”, acrescidos de muita criatividade de seus pilotos e mecânicos para aproveitarem o máximo de suas máquinas dentro das regras de competição e de segurança. Para as competições, montou se uma carreta similar ao que se usa na Europa.

A partir daí, o esporte só cresceu e se desenvolveu: potência, participantes, criatividade, regras, além de muita emoção, adrenalina e show para o público. A prova já foi vista em várias cidades, como Holambra II e Castrolanda, outras duas colônias de holandeses, e em Aguaí, Limeira, Bragança Paulista, Espírito Santo do Pinhal, Casa Branca, Souzas e Andradas. Onde quer que os pilotos com seus tratores envenenados se apresentam eles encantam o público pela raça e coragem.

Voltar